Portugal ainda teve que passar pelas eliminatórias para conseguir o seu bilhete para o Mundial mas demonstrou a sua capacidade de gerir a pressão dos grandes jogos ao vencer a Suécia em ida-volta (vitórias 1-0 e 2-3). Guiados pelo enorme Cristiano Ronaldo, os lusitanos fazem parte dos outsiders do Mundial. Terão os meios para ir até ao fim?
Os portugueses tiveram dificuldades no seu grupo de qualificação e não conseguiram evitar que os russos obtivessem o primeiro lugar, que significa qualificação direta para o Mundial. Os colegas de Ronaldo conseguiram subir de nível para dominar a Suécia de forma muito convincente nas eliminatórias e abordam este Mundial com ambições legítimas.
Portugal participa no seu 6º Mundial no Brasil, o quarto consecutivo. Semifinalistas em 1996 e 2006 mas eliminados a partir dos oitavos-de-final na última edição, os lusitanos desembarcam no Brasil com a ambição de chegar à sua primeira final na competição rainha.
Segundo as casas de apostas, Portugal é um outsider, da mesma forma que a França, a Inglaterra, a Itália ou ainda a Holanda. A quota média do sucesso português no Brasil é de 25.
Portugal poderá evidentemente contar com o Cristiano Ronaldo para brilhar no Brasil. O Madrileno estará no entanto muito bem acompanhado visto que Moutinho, Nani ou ainda Pepe são também grandes jogadores com os quais Paulo Bento poderá contar. A equipa de Portugal é muito sólida em todas as linhas, mas não tem nenhum grande número "9" nas suas fileiras e deverá ainda contar com o CR7 para assumir várias funções.
Paulo Bento não é o treinador mais conhecido na cena mundial mas demonstrou o seu valor no Sporting Lisboa entre 2005 e 2009 antes de ter sido nomeado para dirigir a seleção portuguesa em 2010. Soube qualificar os seus no Euro 2012 apesar de terem mal começado, antes de os levar até à meia-final. Apesar das dificuldades de Portugal nas eliminatórias, Bento tem o suporte dos jogadores e tem grandes intenções para desempenhar no Brasil.
Se não tivessem perdido com a Espanha depois de uma sessão de penaltis cruel na meia-final do Euro 2012, os portugueses teriam tido grandes hipóteses de levantar o troféu. No entanto os lusitanos também tiveram dificuldades na qualificação. O que significa que na hora dos grandes jogos, será preciso contar com os colegas de Ronaldo para se exceder. Esperemos Portugal pelo menos nos quartos-de-final.