Finalistas infelizes na ultima edição, a Holanda perdeu pela terceira vez na final do Mundial. Depois de um Euro 2012 desastroso, os Oranje irão querer mostrar as suas cores no Brasil. Para além de possuírem uma frota de ataque impressionante que poderá travar os principais favoritos.
A Holanda dominou grandemente o grupo D da zona Europa. Colocados com a Turquia, a Romênia, a Hungria, a Estónia e a Andorra, os colegas de Robin Van Persie não ficaram por meias medidas ao terminar a sua campanha com um total de 9 vitórias e 1 empate em dez encontros. Sempre incrivelmente ofensivos, os Oranje já se reconstruíram e irão forçosamente desempenhar um papel importante no Brasil.
A Holanda participou em 9 fases finais do Mundial. A seleção holandesa alcançou três finais, duas vezes consecutivas em 1974 e 1978 (perdendo ambas vezes com o país organizador, a Alemanha Ocidental e a Argentina) e em 2010 contra a Espanha.
As casas de apostas não colocam a Holanda entre os seus favoritos mas reservam-lhe o estatuto de "espantalho". Como uma quota situada entre 15 e 20, os Oranje situam-se ao mesmo nível da Itália ou ainda da Inglaterra.
Louis van Gaal foi nomeado para liderar a equipa nacional holandesa substituindo Bert van Marwijk depois do fracasso dos Oranje no Euro 2012. É a segunda vez que Van Gaal ocupa esta posição de selecionador. Já tinha dirigido a Holanda entre 2000 e 2002 mas não conseguira qualificar os Holandeses para o Mundial, surpreendendo todos. Continua a ser um treinador respeitado e reconhecido pelo seu sentido tático.