A equipa da França não poderá fazer pior do que fez na África do Sul onde saiu pela porta traseira logo na fase de grupo. Depois de um Euro 2012 longe de convincente e uma fase de qualificação ofegante que terminou com uma vitória ao último momento frente à Ucrânia em eliminatória, os Bleus continuam à procura de uma identidade de jogo e irão tentar encontrar respostas no Brasil. Didier Deschamps pode no entanto contar com um grupo com grande talento capaz de tudo num jogo.
A equipa da França terminou atrás da Espanha no seu grupo de qualificação da zona da Europa e foi portanto obrigada a disputar uma eliminatória ida-e-volta frente à Ucrânia. Vencidos por 2-0 na ida, os Bleus conseguiram a sua qualificação no Stade de France ao vencer por 3-0 no final do jogo melhor jogado da era Deschamp e abordam este Mundial com o sentimento de não terem nada a perder.
A França conta apenas com uma vitória no Mundial, em 1998, em casa. Os Bleus venceram 3-0 na final frente ao Brasil. Desde então, a França saiu duas vezes na primeira volta (2002 e 2010) mas alcançou a final em 2006 (derrota depois de penaltis frente à Itália).
A França obviamente não faz parte dos favoritos. Com uma quota de 20, os tricolores estão longe dos grandes anunciados para este Mundial. As casas de apostas não acreditam nas hipóteses dos Bleus, mas sabem que esta equipa tem grande potencial e não excluem a possibilidade de uma proeza.
A França conta com vários grandes jogadores experientes (Ribery, Benzema...) e outros em formação (Pogba, Varane...). Os Bleus podem se apoiar num plantel muito talentoso. A maior dificuldade da equipa de França há vários anos é de os fazer jogar em conjunto.
Capitão da equipa de França campeã do mundo em 1998, o seleccionador tem uma certa legitimidade à cabeça da selecção nacional e tomou a liberdade de ousar um ambicioso e convincente 4-3-3 frente à Ucrânia na eliminatória de volta (vitória 3-0). Ele substituiu Laurent Blanc depois do Euro 2012. Foi o treinador do Olympique de Marseille com o qual nomeadamente venceu a Ligue 1.